terça-feira, 27 de março de 2012

Influência do consumo de álcool

Estudo: publicidade influencia consumo de álcool


Jovens adultos e adolescentes bebem mais sob a influência de propaganda de bebidas alcoólicas, afirmaram alguns pesquisadores. Um estudo entre jovens de 15 a 26 anos descobriu que, para cada anúncio de bebida alcoólica visto por mês, há um aumento de 1% na média de drinques consumidos, disse Leslie Snyder, da Universidade de Connecticut em Storrs.
A descoberta vai contra os argumentos da indústria de que apenas adultos prestam atenção à propaganda de álcool, escreveu Snyder na publicação Archives of Pediatrics and Adolescent Medicine. Os pesquisadores conduziram quatro rodadas de entrevistas, entre 1999 e 2001, com um grupo de 1.872 jovens escolhidos ao acaso. O estudo foi divulgado nos feriados de Ano Novo, comumente associados ao consumo excessivo de álcool.
Outra descoberta é que, para cada dólar adicional per capita gasto na publicidade de álcool em um mercado particular, os participantes do estudo bebiam 3% a mais por mês. Nos mercados com grande quantidade de anúncios, mais de US$ 10 per capita por mês, o consumo de álcool cresceu progressivamente até chegar a 50 drinques por mês aos 25 anos.
O estudo mediu a exposição a cada uma das quatro mídias: televisão, rádio, revistas e outdoors. "Os resultados também contradizem os argumentos de que a propaganda não tem relação com a quantidade consumida por jovens, de que, no máximo, a publicidade provoca a mudança de marcas, só afetas pessoas mais velhas, com idade suficiente para beber, ou é combatida de forma eficiente pela educação", escreveu Snyder.
Em um editorial, David Jernigan, da Universidade de Georgetown, em Washington, disse que o estudo é o primeiro do tipo a ligar o consumo de álcool por jovens à medição objetiva dos gastos da indústria com publicidade. O estudo "questiona o argumento da indústria de que seus gastos com mídia de US$ 1,8 bilhão por ano não têm impacto no consumo de álcool por jovens", escreveu.

Hollywood influencia o consumo de álcool entre os adolescentes


 


Adolescentes que assistem a mais filmes com cenas de consumo de álcool têm duas vezes mais chance de começar a beber do que aqueles que vêem pouco desses filmes. Esse é o resultado de uma pesquisa publicada esta semana pelo prestigiado periódico British Medical Journal. O estudo também revelou que os filmes cheios de álcool também facilitam o comportamento de consumo do tipo “binge”, que é o de beber cinco ou mais doses de álcool de uma vez só. Vamos chamar isso de porre. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores avaliaram o padrão de consumo de álcool entre mais de 6500 adolescentes americanos com idades entre 10 e 14 anos. Fatores que podem influenciar esse consumo também foram investigados, como o comportamento dos pais e a exposição a filmes e propagandas. Os voluntários tinham de apontar quais os filmes já haviam assistido de uma lista de filmes de sucesso. Os pesquisadores mediram o tempo de cenas de consumo de álcool em cada filme e, em média, cada adolescente foi exposto a quatro horas e meia e muitos chegaram a oito horas de exposição. Onze por cento dos adolescentes relataram possuir algum tipo de objeto pessoal com propaganda de bebida alcoólica (ex: camiseta) e 23% deles tinham pais que bebiam em casa pelo menos uma vez por semana.Após dois anos de seguimento, dobrou a proporção de adolescentes que consumia álcool, passando de  11% para 25%, e triplicou o número dos que tinham o hábito de tomar porre,  de 4% para 13%. A presença do álcool em casa, exposição a marketing e filmes com bebidas, assim como comportamento rebelde, todos esses fatores tiveram associação com o consumo de álcool dos voluntários. No caso dos filmes, essa relação era independente do artista estar bebendo ou não. Bastava a presença do produto no cenário. Os autores sugerem que Hollywood deveria adotar para o álcool as mesmas restrições de exposição que faz hoje com o tabaco.

Influência dos pais e amigos

Más influências

A maioria dos adolescentes é influenciada pela família e amigos a consumir bebidas alcoólicas e a bebida simboliza uma espécie de rito de passagem na transição da infância para a vida adulta.Esta é a conclusão de um estudo feito pela pesquisadora Sinara de Lima Souza, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP.Segundo dados obtidos pela pesquisadora, apesar de já conhecerem os efeitos da bebida alcoólica no organismo e na vida social, adolescentes costumam consumir a bebida como forma de autoafirmação e para serem aceitos em seu círculo afetivo.


Aceitação e incentivo dos pais

Sinara desenvolveu o estudo para conhecer os motivos que levam os adolescentes à ingestão de álcool. A pesquisa foi feita na Bahia, onde Sinara é professora, na Universidade Federal de Feira de Santana. Em parceria com centros de saúde da cidade, a pesquisadora convidou vários jovens entre 10 e 16 anos para participar de discussões e entrevistas sobre o assunto.A pesquisadora concluiu que uma das causas que leva os adolescentes a ingerir álcool é a aceitação e o incentivo dos pais. Segundo Sinara, "a maioria dos entrevistados que participaram da pesquisa tinha um membro próximo na família que consumia álcool. Muitos afirmam que o consumo de bebidas é comum no ambiente familiar e que os próprios pais incitavam os filhos a beber".


Vício em família


Além disso, de todos os adolescentes ouvidos na pesquisa - mais de 60 participaram, mas apenas 21 adolescentes constituíram sujeitos de estudo -, somente dois disseram que a figura materna exerce influência no consumo de álcool. "Foi observado que, para a grande maioria dos entrevistados, a figura paterna é a responsável por levar e tornar o consumo da bebida alcoólica algo rotineiro. Muitas vezes esse adulto pede para o filho comprar bebidas. Isso mostra ao adolescente que é possível adotar essa prática legalmente proibida para pessoas nessa faixa etária com grande facilidade e passar a agir como adulto", afirma.


Aceitação entre os amigos


O círculo de amigos e os novos hábitos dos adolescentes também são, para Sinara, aspectos importantes que aceleram e os incitam ao consumo de bebidas alcoólicas. A promoção de encontros em que a bebida é livre, como as festas Open Bar, faz com que os jovens sintam-se excluídos caso não consumam álcool. "Há intolerância à abstinência. Os adolescentes afirmam que não consumir bebidas alcoólicas faz com que sejam diferentes e causam, muitas vezes, sua exclusão do grupo de convívio", diz. Na pesquisa foi observado também que muitos dos adolescentes entrevistados já sofreram agressão física por parte de um parente próximo ou conhecem pessoas que convivem com esse problema, mas eles têm consciência dos malefícios consequentes da ingestão de álcool no desempenho escolar. "Os adolescentes reconhecem os efeitos do álcool na vida social. Não se colocam como vítimas e afirmam que quando bebem ficam mais ousados e vulneráveis a se envolverem em casos sérios de violência. Relatam ainda que muitos não conseguem acompanhar as atividades escolares e que alguns chegam a abandonar a escola".


Ritual de passagem


Um fator importante relacionado às causas que levam adolescentes a consumirem álcool é a possibilidade de inserção rápida na vida adulta. Segundo Sinara, "há alguns anos a passagem da infância para a vida adulta era bem delimitada, com um baile de debutantes no caso das garotas por exemplo. Tem-se percebido atualmente que o consumo de álcool é visto pelos jovens como algo que faz com que sejam incluídos na fase adulta". Para a pesquisadora, o desejo de transgredir regras preestabelecidas é forte na adolescência e quando se veem diante de uma possibilidade de testarem seus próprios limites, demonstrando supostamente serem mais maduros e autoconfiantes. Isso acontece desde a compra de bebidas - já que a venda é proibida para menores de 18 anos - até o consumo em uma roda de amigos e familiares.


Por: Tamiris Oliveira - Nº: 39.

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