segunda-feira, 26 de março de 2012

Distribuição geografica do consumo de alcool no Brasil .



Em 2009, o relato de consumo abusivo de bebidas alcoólicas nos últimos 30 dias foi de 18,9% no Brasil. Apenas a região Nordeste apresentou valores significativamente superiores aos valores nacionais (no total e para o sexo masculino), sendo que, em todas as regiões, foi 3 vezes mais frequente entre homens do que entre mulheres, exceto na região Centro-Oeste.
Houve um aumento estatisticamente significativo, entre os anos de 2006 e 2009, na proporção de pessoas que relataram consumo abusivo: 13% para homens e 27% para mulheres. As mulheres da região Centro-Oeste também apresentaram aumento no período.
A cerveja ou chopp é a bebida mais consumida pelos brasileiros quando se comparam bebidas pelo número de doses consumidas anualmente. De todas as doses anuais consumidas por brasileiros adultos dos dois gêneros, de qualquer idade e região do País, em torno de 61% são de cerveja ou chopp, 25% de vinho, 12% destilados e 2% as bebidas ice. Entre os destilados, a cachaça é a bebida mais consumida, seguida pelo whisky, vodka e o rum. 
Se a Região Sul apresenta índices maiores de consumo freqüente, é nas outras regiões (especialmente Nordeste, Centro-Oeste e Norte) que os brasileiros bebem geralmente em maiores quantidades nas ocasiões em que consomem bebidas alcoólicas. Na Região Nordeste, por exemplo, 13% dos bebedores reportaram consumo usual de 12 ou mais doses por dia de consumo e um quarto dos bebedores relatou consumir 5-11 doses nessas ocasiões.
O consumo de destilados é mais alto nas Regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste. Consome-se mais vinho na Região Sul, quando comparada com o Nordeste. Tanto cerveja quanto as bebidas “ice” são consumidas de maneira semelhante nas várias regiões do País.
Embora a maior porcentagem de pessoas que bebem esteja nas classes A e B e na Região Sul, é nos Estados do Norte, do Centro-Oeste e do Nordeste e na classe E que se consome o maior número de doses a cada vez que se bebe.



Maria Cecilia -31

Nenhum comentário:

Postar um comentário